Ação Social amplia atuação com a entrega do segundo CRAS

Por Editoria em 21/7/2007

A Secretaria de Ação Social de Guarujá entrega à população da Cidade, no dia 4 de agosto, às 10 horas, mais uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Desta vez, o bairro escolhido foi o da Vila Rã, na Rua Iracema.Os últimos retoques estão sendo executados pela Secretaria de Serviços Públicos, que está promovendo serviços nas redes elétrica, hidráulica e pintura, além da colocação de divisórias no prédio que abrigou um Centro de Convivência. Já a Secretaria das Administrações Regionais promove a capinação e serviços de melhoria no acesso à unidade.

O primeiro CRAS foi entregue pelo prefeito Farid Madi em 30 de junho - aniversário da Cidade - e funciona na Rua José Marques, 155, no bairro Santa Rosa. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3358-2011.

"O CRAS nada mais é do que a descentralização dos serviços da Ação Social, com atendimento à população em geral, voltado para a problemática social da família", disse a diretora de Proteção de Direitos e Promoção Social, Roselei Aparecida Machado.A idéia é oferecer espaços onde a população tenha acesso aos serviços do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), que é uma determinação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.Estrutura - Nas unidades do CRAS, as famílias de baixa renda poderão encontrar assistentes sociais e psicólogos preparados para auxiliar em questões ligadas à cidadania.

Entre as principais ações, está o serviço de encaminhamento para aquisição de documentos como Certidão de Nascimento, RG e CPF.O serviço de acompanhamento familiar é realizado por meio de grupos de convivência, serviços sócio-educativos, fiscalização dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família (PBF) e portadores do Benefício de Prestação Continuada (BPC).Aqueles que ainda não possuem os benefícios do PBF e BPC poderão ser encaminhados pelo CRAS, no processo de avaliação e inserção.

Nas unidades também será possível se manter informado sobre as ações realizadas pela Secretaria de Ação Social.Novas unidades - A Administração Municipal lembra que outras duas unidades do CRAS serão entregues ainda este ano. "Será uma Vicente de Carvalho e outra em Morrinhos", adiantou Roselei.

Outra conquista da Prefeitura é a instalação de um Centro de Referência de Combate à Violência Sexual e Doméstica, até o fim de agosto, em Pitangueiras, na Rua Cavalheiro Nami Jafet. "A unidade será voltada para o atendimento a crianças e adolescentes", disse diretor de Promoção Social, Sérgio Roberto Rodrigues..

Publicidade:

Notícias Relacionadas: